Texto para fazer o resumo – Origem do Universo e da Vida na Terra

Oi gente!

Então, como explicado em sala, para aqueles que NÃO estavam na aula do dia 17/02, sexta-feira da semana passada, está aqui o texto que deverá ser lido e vocês deverão fazer um resumo desse texto (EM FOLHA SEPARADA) e me entregar até dia 01/03:

ORIGEM DO UNIVERSO E DA VIDA NA TERRA

                De onde viemos? Com certeza, a maioria de nós já fez essa pergunta, em diferentes idades e de diferentes maneiras. Somos curiosos e queremos saber como surgiu nossa própria espécie, como surgiram os outros seres vivos, a Terra e o universo.

Até pouco mais de trezentos anos atrás, as principais explicações para nossas origens eram de caráter religioso; segundo elas, o universo teria sido criado por divindades supremas. Nos três últimos séculos, porém, o desenvolvimento da ciência tem trazido novos dados para essa antiga discussão.

Os avanços da Cosmologia e da Física permitiram elaborar uma explicação científica para a origem do universo. Segundo essa teoria, conhecida como teoria da Grande Explosão ou do Big Bang, tudo o que existe em nosso universo, inclusive o tempo, teria começado em uma monumental “explosão” ocorrida cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Desde então, o universo evolui, formando galáxias, estrelas e diversos outros corpos celestes, entre eles o planeta em que vivemos, a Terra.

De acordo com as modernas explicações científicas, a vida na Terra surgiu há mais de 3,5 bilhões de anos, quando nosso planeta tinha menos de 1 bilhão de anos de idade. Os primeiros seres vivos deviam ser extremamente simples, constituídos por uma só célula. Ao longo desses mais de 3,5 bilhões de anos de evolução, os descendentes daqueles primeiros seres colonizaram todos os ambientes do planeta, modificando-se e originando a imensa variedade de espécies atuais, entre elas a espécie humana. Portanto, somos parentes distantes dos mais antigos seres que habitaram a Terra.

Na visão da maioria das religiões, a espécie humana é o foco da criação. Na visão científica, entretanto, o aparecimento de nossa espécie é um dos muitos eventos do grande panorama da evolução cósmica. Para a ciência, há continuidade evolutiva desde o momento da Grande Explosão até os dias de hoje. Vale a pena pesquisar e discutir esse assunto, para avaliar os diferentes pontos de vista sobre questões tão importantes como essa.

José Mariano Amabis. Fundamentos da Biologia Moderna, 2006.

 

VOCABULÁRIO:

Espécie: grupo de organismos do mesmo “tipo”, capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis.

Cosmologia: ciência que estuda o Universo.

Física: ciência que estuda as propriedades dos corpos (movimento, peso, atrito, etc).

Célula: unidade que constitui os seres vivos.

Bom estudo!!!

Beijos!

About these ads

Publicado em 23 de fevereiro de 2012, em Outros materiais. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. muito bom em ciencias na mosca

  2. muito legal adorei o tenxto me ajudou muito no trabalho de geografia

  3. mt obrigada me ajudou muito !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: